ElevenPaths e Etisalat Digital anunciam parceria para Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Móvel

segunda-feira, 21 de novembro de 2016


Madri, 21 de novembro de 2016.- A ElevenPaths, Unidade de Segurança Virtual da Telefónica, e a Etisalat Digital, duas dais maiores prestadoras mundiais de serviços e soluções de comunicação, anunciaram hoje uma parceria na área de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D, na sigla em inglês) em Segurança Móvel, para conduzirem extensas pesquisas sobre monitoramento e análise de ameaças a aplicativos e dispositivos. A colaboração foi anunciada na Conferência RSA 2016, realizada em Abu Dhabi. Trata-se de uma ampliação da parceria entre as empresas, ultrapassando seu atual portfólio compartilhado de Serviços de Segurança Gerenciada e Segurança Virtual. O acordo sobre Serviços de Segurança faz parte de uma cooperação mais ampla entre as empresas em diversas áreas, no marco do Contrato de Parceria Estratégica assinado, originalmente, em junho de 2011.

Francisco Salcedo, Vice-Presidente Sênior da Etisalat Digital afirmou que "o anúncio de hoje é importante porque a mobilidade ultrapassou os limites dos dispositivos, aplicativos e transações, transformando-se em um ecossistema conectado. Esta transformação tornou as plataformas móveis vulneráveis e alvos fáceis para criminosos virtuais. A colaboração e o desenvolvimento nos Centros Operacionais de Segurança Virtual da Etisalat Digital permitirão que ambas as partes ofereçam soluções para que empresas controlem atividades fraudulentas com impacto direto sobre seus serviços, sua marca ou sua reputação".

As ferramentas e o conhecimento usados na prevenção de malwares para PCs são completamente diferentes dos usados para malwares de dispositivos móveis. Um ecossistema móvel é extremamente dinâmico e os criminosos virtuais estão sempre aperfeiçoando as ferramentas e técnicas usadas neste tipo de atividade. Eles buscam modelos de negócios sustentáveis e escaláveis que gerem renda por meio de fraudes, enquanto driblam as otimizações introduzidas regularmente pelo mercado de aplicativos móveis.

As duas empresas trabalharão com o Tacyt, uma ferramenta de inteligência virtual para segurança de dispositivos móveis, desenvolvida pela Elevenpaths para monitoramento e análise de ameaças a dispositivos móveis. Tacyt usa uma abordagem de big data para pesquisa sobre o ambiente de aplicativos móveis e serviços empresariais para conduzir investigações completas, incluindo a classificação, atribuição, categorização e o monitoramento de malwares de dispositivos móveis, além de uma análise profunda sobre as diversas abordagens do malware:

  • O ecossistema de dispositivos móveis é extremamente dinâmico e os criminosos virtuais buscam modelos de negócios sustentáveis e escaláveis que gerem renda por meio de fraudes, enquanto driblam as otimizações introduzidas pelos mercados de aplicativos móveis.
  • A atribuição e categorização de famílias de malware revela tendências na comunidade de criminosos virtuais.
  • A categorização do risco do malware é vital para a defesa contra ameaças a dispositivos móveis na implantação de BYOD (Bring Your Own Device - traga seu próprio dispositivo). Se um funcionário instala um adware agressivo em um dispositivo, isso, por si só, seria suficiente para bloquear o acesso ao e-mail corporativo? E se o adware se espalhar e criar uma backdoor? A categorização é útil nesse tipo de implantação.

Nas palavras de Pedro Pablo Pérez, CEO da ElevenPaths e Diretor Executivo da Telefónica Global Security: "É uma honra colaborar com a Etisalat Digital na condução dessas pesquisas e análises em profundidade sobre ameaças a dispositivos móveis. Analistas virtuais podem usar a Tacyt para pesquisas manuais ou automatizadas, correspondências e investigação de diferentes parâmetros (metadados) dentro de aplicativos iOS e Android. Isto permite a identificação de potenciais 'singularidades', um conceito que se refere a qualquer coisa que um dado (datas, tamanho, imagens, certificados digitais) - técnico ou circunstancial - faça para tornar o aplicativo ou seu desenvolvedor - como indivíduo - singular ou único em relação aos demais".


Nenhum comentário:

Postar um comentário