Nossa passagem pelo SSIG 2016 (Parte I)

sexta-feira, 8 de abril de 2016



Este ano, a 8ª conferência anual da Escola Sul de Governança da Internet (SSIG) se reuniu em Washington, D.C. entre os dias 29 de março a 1o de abril de 2016, no Salão das Américas, na Sede da Organização dos Estados Americanos, OEA.

O objetivo principal da escola é treinar novos líderes e formadores de opinião em todos os aspectos relacionados com a governança da Internet, de uma perspectiva global e também com foco particular na América Latina e Caribe.

Estiveram reunidos mais de 200 especialistas, convocados para discutir o futuro da governança da Internet, da cyber-segurança e também da liberdade de expressão na web. Estiveram presentes representantes dos Estados Unidos, Canadá, Equador, Porto Rico, Barbados, Trinidad e Tobago, República Dominicana, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, México, Brasil, Guatemala, Bolívia, Costa Rica, Haiti, El Salvador, Peru, Nicarágua, Paraguai, e Venezuela. Segundo a organização acompanharam as transmissões on-line mais de 25.000 participantes remotos, atingindo 77 países ao redor do mundo.

A Telefonica esteve representada por uma comitiva de de diferentes países, convidados para contribuir com as discussões da "Escola Sul de Governança da Internet" onde foram abordados temas como a cyber segurança e a liberdade de expressão. Destacamos pela Telefonica os conferencistas Christoph Steck, diretor de Políticas Públicas & Internet da Telefonica S.A enquanto do time de especialistas de segurança da ElevenPaths esteve representado por Leonardo Huertas e Leandro Bennaton, Chief Security Ambassadors da Colômbia e Brasil, respectivamente. Participaram em palestras onde tiveram a oportunidade de contar a visão da ElevenPaths e como estamos endereçando os trabalhos nos desafios digitais.

Leonardo Huertas e Leandro Bennaton, CSAs da ElevenPaths,
fotos por Glenn McKnight do ISOC Canada


Como grande destaque e keynote speaker esteve presente a lenda Vint Cerf, um dos criadores e carinhosamente chamado de pai da Internet. O Sr. Cerf atua como vice-presidente do Google e e um dos maiores evangelista de Internet. Em seu discurso abriu apresentou o desenvolvimento da Internet e seu impacto global. Em sua apresentação foi traçado o desenvolvimento da Internet desde as suas origens de suas manifestações atuais, como a Internet das coisas (IoT), tema levantado em tom de alerta por conta dos desafios de segurança para Internet das Coisas, discurso que vai ao encontro do Relatório “Escopo, escala e riscos sem precedentes: Assegurar a Internet das Coisas” contribuição da ElevenPaths e disponível em português.

O IoT traz questões complexas sobre ética e política pública, que a comunidade de Internet deve estar pronta para lidar. Segundo Sr. Cerf afirmou que "A governança da Internet deve centrar nas necessidades do usuário final". O IoT traz questões complexas sobre ética e política pública, que a comunidade de Internet deve estar pronta para lidar”.

Vint Cerf, o pai da Internet, fotos por Glenn McKnight
do ISOC Canada.


Muitos datos que sao recolhidos na Internet das Coisas, IoT, nunca poderá ser completamente segura. Deve haver um equilíbrio entre a necessidade de coletar uma grande quantidade de dados e proteger as informações particulares coletadas. Vint Cerf afirmou que, "A governança da Internet deve centrar nas necessidades do usuário final". O IoT traz questões complexas sobre ética e política pública, que a comunidade de Internet deve estar pronta para lidar”.

Nas próximas semanas seguiremos contando o que foi discutido e temas relevantes da Escola Sul de Governança da Internet (SSIG), especialmente aos relacionados com a Cyber Segurança, fiquem ligados!


Leandro Bennaton
CSA Brasil

Leonardo Huertas
CSA Colombia

Nenhum comentário:

Postar um comentário