[Novo relatório] Análise Demográfica do Google Play

quarta-feira, 23 de março de 2016




Baixe o novo relatório em Português da análise de Tacyt dissecado um total de 3.365.527 aplicativos do Google Play Store, dos quais apenas 2.438.864 estavam disponíveis para download no mercado. Este novo relatório elaborado pela equipe de analista da ElevenPaths tem o objetivo de estudar a população de desenvolvedores e os aplicativos no Google Play Store desde o início de fevereiro de 2016, para determinar sua dimensão, estrutura, evolução e características gerais de um ponto de vista quantitativo.

Como uma fonte de informação foi utilizado Tacyt, a nossa ferramenta inovadora de Cyber Intelligence, que monitora, armazena, analisa, correlaciona e classifica milhões de aplicativos móveis com tecnologia de Big Data, adicionando aos seus registros milhares de novas aplicações a cada dia.

Alguns detalhes do relatório:
  • Em resposta ao endereço de e-mail utilizados por desenvolvedores no Google Play Store (developerEmail), Tacyt tem informações de 678,328 desenvolvedores distintos. Cerca de 44% do e-mail presente na Google Play Store são do domínio "gmail.com".
  • Google exige que os desenvolvedores assinem todas as aplicações antes que sejam publicadas na Play Store Google. Este certificado é usado para identificar o autor da aplicação. O número total de certificados diferentes encontrados por Tacyt foi de 805.731. Embora a grande maioria dos certificados encontrados estão associados a um único endereço, existem exceções. Inclusive foi encontrado um certificado correspondendo a mais de dez mil endereços de e-mail diferentes.
  • Compartilhando o mesmo certificado entre vários desenvolvedores não é uma prática recomendada do ponto de vista da segurança, uma vez que poderia comprometer o processo de atualização de aplicativos ou informações que eles manipular. Dos 805,731 certificados (certificado de impressão digital) conhecidos por Tacyt, 761.389 estão associados com um único e-mail para o desenvolvedor (developerEmail), o restante é usado por dois ou mais endereços de e-mail do desenvolvedor diferentes para assinar as suas aplicações. Mesmo encontrado um certificado que é usado por 10.240 contas de correio do desenvolvedor diferentes.
  • Os certificados são um componente crítico da segurança das aplicações que são enviados para a Google Play Store. Embora o uso de certificados digitais para a assinatura de software deve identificar o indivíduo ou entidade que está por trás do software em si, este relatório mostra os números que o Google Play facilita o abuso deste conceito e isso pode levar a situações que a referida identificação é comprometida.

» Faça o download do relatório completo "análise demográfica do Google Play”

*Também pode lhe interessar:

Para mais informações em elevenpaths.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário