[New Report] A Ciber extorsão, uma indústria em crescimento

quarta-feira, 2 de março de 2016




Faça o download do novo relatório que revela a crescente tendência da agressão em numerosos ataques cibernéticos, particularmente aqueles que usam algum método de extorsão. A equipe de especialistas da ElevenPaths descobriu como se proteger desta nova indústria que está em crescimento.

Neste documento é analisada a tendência de crescimento da agressão em muitos dos ataques cibernéticos, em particular naqueles em que se utiliza de alguma forma a extorsão. Os crimes informáticos estão cada vez mais hostis. Estes ataques têm algum impacto psicológico com o objetivo de induzir o medo e a incerteza em suas vítimas, mais perto de um ambiente de crime organizado do que de um delito por computador.

Assim, as forças policiais e as de segurança enfrentam determinados desafios na fase de investigação para a implementação da lei. Muitas operações, as vezes acabam frustradas por causa do uso de ferramentas para o anonimato e a criptografia de comunicações por parte dos criminosos. O conhecimento de segurança nas operações é alto e o acesso fácil que têm os cibercriminosos aos produtos e serviços facilmente acessíveis na Internet, tanto para tornar anónima a sua atividade como a sua identidade, muitas vezes acaba por complicar as análises forenses realizadas.

As principais descobertas do relatório: "Ciberextorsión, una industria en crecimiento":
  • A extorsão via ataques DDoS está se estabelecendo de forma solida. O modus operandi do grupo DD4BC poderia levar com que mais atacantes possam se passar por eles sem a necessidade de uma grande infraestrutura e ampla experiência técnica. Por outro lado, tem sido identificado que uma das possíveis saídas para lavar o dinheiro da extorsão são as plataformas de jogos on-line e de comércio.
  • As falhas de segurança estão assumindo uma oportunidade para extorsão, dependendo da sensibilidade da informação filtrada. Atualmente, para monetizar os ataques está sendo optado entre duas maneiras, vender o conteúdo do banco de dados ou extorquir diretamente a seus usuários. O meio de pagamento solicitado é geralmente por meio de Bitcoin.
  • Uma tendência cada vez maior é a extorsão sexual, também conhecida como sextorsion. O compartilhamento de arquivos em redes peer-to-peer continua a ser a principal plataforma de acesso a material de abuso infantil e para a sua distribuição de base não comercial. Da mesma forma, plataformas como Tor e outras redes anônimas são consideradas uma ameaça nesta área. No entanto, o que mais preocupa as forças policiais e de segurança é a transmissão ao vivo de abuso infantil, por conta da dificuldade em detectar e investigar, já que os criminosos não costumam armazenar uma cópia do material.
  • Desde 2015, a ameaça de ransomware aumentou em 165%. O vector de infecção mais relatado é através de anexos de e-mail maliciosos. No entanto, espera um crescimento devido ao aumento do uso de cloud, POS e da Internet das Coisas (IoT).

» Baixe o relatório completo "La Ciberextorsión, una industria en crecimiento"

*Também pode interessar:

Para mais informação
elevenpaths.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário