Introduzindo Mobile Connect – o novo padrão em autenticação digital

terça-feira, 8 de setembro de 2015



Nós, as Operadoras de Telefonia Móvel, temos o futuro da autenticação digital em nossas mãos para, assim, conquistar os nossos consumidores. Os consumidores já não necessitarão criar e gerenciar vários nomes de usuários e senhas uma vez que a solução de autenticação e identificação passa a ser desenvolvida utilizando o número do telefone celular do assinante ou o nome do usuário do celular e as informações contidas no cartão SIM seguro.

O que é Mobile Connect? 
Mobile Connect é uma proposta cross-operator em GSMA (Global System for Mobile Communications Association) na qual os usuários podem autenticar com um terceiro os aplicativos através de uma conta de usuário através de seu número de telefone celular. O provedor de autenticação para Mobile Connect é a operadora de rede de telefonia móvel do usuário, enquanto a autenticação é mais segura que os esquemas tradicionais de usuário/senha, tendo em vista que o acesso à conta é assegurado pelo dispositivo móvel do usuário.

Provedores de serviços ou Desenvolvedores, como varejistas digitais, instituições financeiras, empresas on-line ou governos podem utilizar o serviço Mobile Connect em seus aplicativos para autenticar usuários. Como o Mobile Connect oferece vários níveis de segurança de autenticação, variando de autenticação básica para um grau de autenticação altamente seguro para bancos. O Provedor de Serviços/ Desenvolvedor pode escolher aquele mais adequado ao seu aplicativo.


A Telefónica (liderada pela ElevenPaths como parte da Unidade de Segurança Global), juntamente com outras principais operadoras de telefonia móvel, é pioneira no desenvolvimento de "Mobile Connect", participando ativamente em várias iniciativas com multioperadores, tanto na Europa como na América Latina.

Como seria isso?
Apenas pense em quantos sites e aplicativos você utiliza regularmente para os quais você necessita um nome de usuário e senha. Quanto mais utilizamos os serviços de Internet, mais detalhes de início de sessão temos que lembrar. Com Mobile Connect, não há necessidade de senhas ou nomes de usuários, começar uma sessão é muito mais fácil. Embora o início de sessões através de redes sociais possa prescindir da necessidade de senhas, muitas pessoas se preocupam que sua informação pessoal seja utilizada sem a sua permissão. Com Mobile Connect, nenhuma informação é disponibilizada para provedores de serviço sem o consentimento do usuário, fazendo que o início de sessão seja mais privado.

Com Mobile Connect, você se autentica com o seu telefone celular em lugar de com sua informação pessoal. Isto faz que a autenticação seja mais segura.

Mobile Connect é a nova forma simples, segura e privada de iniciar sessão.





Como funciona?
A tecnologia por trás de Mobile Connect está construída sobre a tecnologia amplamente adotada de OpenID Connect. A autenticação é proporcionada pelo operador para o site sem que se compartilhe informação pessoal sem a permissão do consumidor.

A arquitetura lógica do Mobile Connect reutiliza muitos dos ativos dos Operadores e introduz um pequeno número de novos componentes, a fim de oferecer o Mobile Connect.


O seguinte diagrama ilustra os componentes-chave lógicos que precisarão ser previstos — e que sofrerão o impacto — na implementação dos serviços de Mobile Connect.



O GSMA está trabalhando com as principais operadoras de telefonia móvel a nível global e internamente com um conjunto mais amplo de players ecossistêmicos, tais como governos, bancos e varejistas, para ajudar na implementação de soluções de identidade digital de celulares habilitados.

Visite gsma.com/personaldata para se manter atualizado com os últimos desenvolvimentos em Mobile Connect, a solução de início de sessão segura e universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário